O que é a doença diverticular?
- drhijaziprocto
- 1 de jun. de 2023
- 1 min de leitura
Divertículos são pequenas saculações que surgem na parede do intestino grosso podendo ocorrer em qualquer parte do intestino, principalmente o lado esquerdo em um segmento chamado cólon sigmóide.
Chamamos de “diverticulose” a simples presença dos divertículos no intestino grosso. A diverticulite ocorre quando os divertículos ficam inflamados ou infectados, podendo apresentar abscesso ou perfuração.
O seu aparecimento está relacionado à diminuição da ingestão de fibras na dieta, idade avançada, obesidade , sedentarismo e tabagismo.
Estima-se que aos 50 anos de idade, aproximadamente 40% da população, tenha divertículos, subindo para quase 80-90% aos 80 anos de idade.

Não há uma relação direta entre os divertículos e o câncer de intestino, apenas alguns sintomas são parecidos. Em grande parte dos casos, divertículos é uma doença assintomática, que passa despercebida e só é diagnosticada em uma investigação eventual. Uma pequena parcela dos pacientes apresenta algum sintoma, principalmente dor abdominal e mudança no hábito intestinal, passando a apresentar a “doença dearticular”.
O diagnóstico da Doença Diverticular leva em conta o histórico do paciente e o exame clínico. Podemos solicitar tomografia computadorizada de abdome e colonoscopia.
Estabelecer o diagnóstico diferencial da Doença Diverticular é indispensável para afastar doenças como, câncer de cólon, bem como doenças inflamatórias intestinais, como doença de Crohn e Retocolite Ulcerativa, assim como apendicite aguda.
A grande maioria dos pacientes com doença diverticular necessita de tratamento clínico baseado principalmente na correção dos hábitos alimentares e eventualmente no uso de analgésicos.
O fator mais importante na correção dos hábitos alimentares é o aumento da ingestão de fibras (legumes, verduras, frutas e grãos) na dieta.
Portanto, ressalta-se que ter hábitos de vida saudáveis é essencial para a prevenção de doenças intestinais.
Comments